Como tirar a umidade do meu banheiro?

Como tirar a umidade do meu banheiro?

Os problemas de umidade no banheiro são bastante comuns. Há pessoas que brigam com essas manchas por anos, muitas vezes sem saber que a solução pode ser bastante simples. Se as manchas são causadas por infiltrações de água da chuva, o problema é mais complicado, pois aí a solução vai depender de onde vem essa água que trás as desagradáveis manchas e não se trata simplesmente de eliminar a umidade.

Quando temos apenas manchas de umidade causadas pela condensação da água e uma limpeza por mais profunda que seja não resolver o problema, temos de partir para uma solução que vai sair um pouco mais cara, que é a pintura com uma tinta especial para pinturas de paredes em ambientes em que há propensão a umidade como cozinhas, banheiros e lavanderias. Essa é uma tinta anti-mofo que hoje já é bastante comum e pode ser facilmente encontrada em qualquer loja especializada em materiais para acabamento ou lojas especializadas somente em tintas e outros produtos para cobertura de paredes.

Se você não tem certeza do que está causando essas manchas de umidade, o ideal será pedir o parecer de um engenheiro ou arquiteto antes de se decidir pela pintura, pois esta tinta não é das mais baratas e se a umidade tiver outra causa, com certeza vai acabar colocando seu dinheiro fora, uma vez que nesse caso a simples pintura não vai solucionar nada. Mas determinada a causa, se o problema for de simples solução através de uma boa pintura com material especial, vamos colocar mãos à obra e fazer o concerto.

A compra do material é o primeiro passo e precisamos de:

  • 1 lata de tinta anti-mofo. o tamanho vai depender do tamanho de seu banheiro, pois nesse caso temos de pintar toda a parte que não tem revestimento;
  • 1 pincel para fazer os cantos
  • 1 rolo de pintura;
  • Cinta protetora;
  • Lixas de parede;
  • Material de proteção para o chão, que pode ser um pedaço de lona plástica ou mesmo jornais velhos, a opção mais barata.

A seguir, separe a área que não vai ser pintada com a cinta protetora, lixe bem a parede aprimorando nos lugares que estiverem piores, proteja o chão, misture muito bem a tinta e então comece fazendo os cantos com o pincel para depois proceder a pintura do resto das paredes com o rolo. Se as manchas não desaparecerem de todo, depois de três horas dê uma segunda mão. Essa tinta também é de fácil limpeza.

Comente!

Dúvidas? Sugestões? Escreva abaixo!