O papel da iluminação na arquitetura de um banheiro

O papel da iluminação na arquitetura de um banheiro

Um dos elementos mais importantes ao pensar na arquitetura de banheiro é a iluminação. Nesse ambiente a iluminação deve ser prática e funcional. As principais fontes de luz deverão estar em torno do vaso sanitário e do espelho.

Essa luz pontual deve ser colocada, de preferência, nas laterais do espelho, evitando qualquer tipo de sombra sobre o rosto. Se você quer por uma luz por cima do espelho, coloque um aplique alongado com várias lâmpadas pequenas; esses apliques ajudam a eliminar sombras.

Cuidado com as luzes que incidem diretamente do teto sobre a pia, pois elas provocarão uma sombra direta sobre o rosto.

Como complemento de uma iluminação pontual é possível colocar uma luz geral no teto, mas é preciso que ela seja indireta. Enquanto em um banheiro pequeno a luz ao redor do espelho possa ser suficiente, em banheiros maiores é preciso pensar em um sistema de iluminação mais forte – a decoração do banheiro também é dependente da luz.

A luz natural

A luz natural é tão necessária para um banheiro quanto a luz artificial. O tempo todo é preciso ter o cuidado de não utilizar nenhum elemento na decoração que obstrua a entrada da luz natural. Se a fonte de luz natural do banheiro provém da zona do chuveiro, evite colocar cortinas ou box escuros; a iluminação deve fluir pelo ambiente com total liberdade. Utilize vidros espelhados na janela para não perder a intimidade, mas nem a luz.

Algumas ideias de iluminação para seu banheiro

  • A cor ideal para potencializar a iluminação em um banheiro é o branco; ele aumenta visualmente o espaço, reflete muito bem a luz e da a sensação de higiene.
  • As superfícies brilhantes refletem melhor a luz. As cerâmicas  ou azulejos brancos brilhantes são um clássico em banheiros chiques.
  • O banheiro é o ambiente da casa que menos tem possibilidades de reforma (tudo deve ser definido no projeto de arquitetura inicial). Uma simples mudança do piso, paredes ou artefatos implica a intervenção de pedreiros, sujeira, obras. Através da iluminação temos um recurso rápido e efetivo para fazer mudanças. A substituição dos artefatos de luz permite renovar o ambiente e dar vida nova à decoração.
  • Se falamos de decoração, a iluminação de um banheiro poder ser um excelente aliado para acabar com a monotonia de uma decoração “básica”. Para sair do banheiro clássico podemos utilizar lâmpadas com prismas e telas, tanto nos apliques de parede quanto na luz de centro. Essas luzes de desenho dão um toque sofisticado.
  • O banheiro permite um tipo de luz mais artístico, teatral. A luz amarela não incomoda se o banheiro é só para visitantes. Contudo, o banheiro principal, de uso diário, requer uma luz clara, preferencialmente com lâmpadas halogêneas brancas.
  • Algo a levar em conta quando você for usar o banheiro para maquiar-se é que nem todas as luzes respeitam as cores. Nesse caso, a lâmpada recomendada é a halogênea, mesmo que as incandescentes também possam ser usadas.
  • A iluminação do banheiro, mesmo sendo prática e funcional, pode ser tratada como um elemento a mais da decoração. Como já dissemos, a linha de várias luzes sobre o espelho ajuda a evitar sombras.
  • Se o banheiro é amplo, ou a banheira está em uma área de nível diferente, será importante iluminá-la de forma diferente. A luz sobre a banheira não necessariamente precisa ser clara. Uma luz decorativa, cálida, um aplique de parede que simule uma luz rasante ou qualquer alternativa decorativa pode ser levada em conta. Um dimmer que permita graduar a intensidade da luz é uma boa opção.
  • Como medida de segurança, lâmpadas portáveis nunca devem ser utilizadas, já que por ser uma área úmida é preciso evitar qualquer contato manual com eletricidade.

Comentários sobre o texto.

  1. Fernanda
    abril 26th, 2012 | 21:57

    Existe alguma lâmpada ou luminária específica que quando colocada no teto em cima da pia não provoca sombras no espelho?

  2. AIR
    maio 12th, 2012 | 17:19

    Para meus alunos que tenham dúvidas sobre o assunto ou desejem dicas.

Dúvidas? Sugestões? Escreva abaixo!